2 de jul. de 2010

A ORIGEM

A origem do MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE CONSELHEIRO LAFAIETE - MAC_CL está na GARITI - GALERIA DE ARTE ITINERANTE DE CONSELHEIRO LAFAIETE, criada em 1999 pelo artista Marco Antônio Cruz, com o apoio de diversos artistas e alguns empresários que: patrocinaram a aquisição dos painéis, as fotos dos artistas e fotos das obras de arte e durante cinco anos, a itinerância, montagem e permanência por até quinze dias, em escolas e espaços alternativos de: Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas, Entre Rios de Minas e Belo Horizonte.O objetivo principal desta atividade foi alcançado com grande êxito; qual seja divulgar o artista lafaietense, seu trabalho, seus espaços (atelier).
Teve a GARITI sua primeira exposição realizada no Centro Cultural da Escola Estadual Narciso de Queiroz; seguindo-se exposições no : Colégio Nossa Senhora de Nazaré; Escola Estadual Isaura Ferreira; E. E. Pacífico Vieira; E. E. Alcides Rodrigues; Escola Municipal Luiz Carlos Gomes Beato (Profissional); Instituto Educacional Queluz de Minas; E. M. Professor Doriol Beato; Escola Os Padres do Trabalho; E. E. Monsenhor Horta, E. M. Meridional; E. e. Sylvio Raulino; E. E. Geraldo Bittencourt; E. E. Mello Vianna; E. M. Júlia Miranda; E. E. Lopes Franco; Clube D. Pedro II; Lafaiete Sider Clube e as Agencias dos Correios em C. Lafaiete e Ouro Branco.
Na Cidade de Ouro Branco os trabalhos estiveram expostos também no: Colégio Arquidiocesano, COOPED; Colégio Carlos Drumond Andrade; Escola Pio XII; Colégio Batista e em todos os refeitórios da AÇOMINAS.
Em Congonhas: Colégio Piedade; Escolas Fortunata,M. Monteiro, Feliciano M., FAFIC e CSN. Em Entre Rios de Minas no Centro Cultural João Ribeiro. Em Belo Horizonte no Espaço Cultural do Cine Nazaré.
No caso de acidentes ou danos as obras, os próprios artistas garantiam a restauração ou troca do trabalho durante a realização do evento. O movimento de alunos e curiosos no atelier, assim como a encomenda e venda de trabalhos eram considerados por muitos artistas como um dos méritos desta empreitada. Por parte das escolas e espaços a proximidade do publico muito diversificado com os trabalhos e históricos dos artistas justificavam todos os transtornos provocados em nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário